19 de março de 2015

É época de Abacate. Que tal uma saladinha?

Aqui no Brasil, ainda é muito comum consumirmos o abacate "doce", como em vitaminas ou em cremes. O Guacamole já está entrando no nosso cardápio, mas ainda há muito a ser explorado. :)

Já postei aqui os deliciosos sanduíches de abacate. Para seu sanduíche ALT (Avocado=abacate, Lettuce=alface and Tomato=tomate) ficar show, use um abacate não muito mole, mais firme, divida-o no meio, retire o caroço e descasque-o com as mãos e o auxílio de uma faquinha, se necessário (nada de usar colher para solta-lo da casca). Fica uma cuia perfeita, pronta para fatiar, picar, ou mesmo servir de suporte para algum prato, como um ensopadinho, talvez.

Outro consumo diferente (pelo menos, eu achei super diferente): abacate no feijão! Depois do feijão pronto, corte o abacate em cubos e mergulhe no caldo. Fica ótimo!

Vou passar a receita que fiz de salada de abacate. Eu adorei! Dá para duas pessoas, caso a salada seja uma entrada, ou para uma pessoa, caso seja um prato único. Olhem como ficou bonita!



Salada de Abacate e Maçã

- 1 abacate não muito mole (usei o tipo bolinha, direto do quintal da minha mãe - ô, sorte!)
- 1 maçã durinha (tipo Fuji)
- 4 talinhos de palmito
- Alho-poró (um pedaço de aproximadamente 5 cm)
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de café de páprica picante
- Sal a gosto (pode ser uma medida parecida com a dos temperos)
- Azeite
- Folhas de rúcula, para decorar

Corte o abacate ao meio, retire a semente, e descasque-o. Lave a maçã, corte-a em quatro e retire o miolo com as sementes. Corte o abacate e a maçã em cubos e o palmito em rodelas (de tamanho parecido com os cubos). Corte o alho-poró em rodelas e solte-as. Coloque esses ingrediente em uma vasilha, junte os temperos e misture delicadamente.
Em um prato, arrume as folhas de rúcula, previamente lavadas, e arrume a salada no centro do prato. Se quiser dar um toque mais picante, rale pimenta do reino por cima e bom apetite.
Além de linda, esta salada fica deliciosa e é super rápida de fazer. ;)